terça-feira, 25 de maio de 2010

Fala galera!
Tudo bem com vocês?
Estamos aqui para terminar a postagem sobre a Virgindade de Maria, e você confere agora a última parte.

3. VIRGINDADE DEPOIS DO PARTO

A Escritura não diz nada sobre a virgindade após o parto. Nem afirma, nem nega. Devemos, portanto, recorrer à tradição.
Nos testemunhos da tradição até o ano 200 não se encontra nada a respeito da vida de Maria após o nascimento de Jesus.
Mais tarde Clemente Alexandrimo e Orígenes defendem a virgindade após o parto. É particularmente interessante a motivação de Orígenes, que conhece a solução proposta pelo Protoevangelho de Thiago, isto é, que os irmãos de Jesus são filhos nascidos de um primeiro casamento de José, e atribui a esta uma boa inteção e afirma:
“Aqueles que dizem isto, querem defender a dignidade de Maria, que consiste em ter-se conservada virgem até o fim, afim de que aquele corpo que era destinado a servir à palavra, que soava assim: “O Espírito descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá”, não tivesse nenhuma relação sexual com um homem,........ (verificar se tem do NDM em port.)

Temos aqui pela primeira vez não somente um testemunho sobre a virgindade de Maria após o nasciemnto de Jesus, mas tambèm uma motivação a favor desta. É um motivo de conveniência. Isto nos mostra que a prática da “virgindade” era já difundida na Igreja.

4. VIRGINDADE PERPÉTUA

Feitas as devidas considerações sobre a virgindade antes do parto, no parto e depois do parto, podemos dizer que é a partir do IV – V séc. que os testemunhos autorevoli da tradição fazem própria, de modo mais significativo, a fé na virgindade perpétua de Maria, amplamente difundida em nível de fé popular, e a defendem contra os hereges que a negam. Estes Padres (Ambrósio, Agostinho, Girolamo) eram assertori convictos da superioridade da virgindade em relação ao matrimônio, não teriam, tolerado, portanto, um enfraquecimento da virtude na Virgem Maria.
Girolamo († 420) declara Maria “Virgem eterna”, e Agostinho († 430) afirma que Maria “Virgem concebeu, virgem deu à luz, virgem permaneceu”.
No Oriente os Padres Capadócios, Basílio († 379) em primeiro lugar, atestam a virgindade perpétua de Maria em função Cristológica. Basílio afirma que: “A virgindade de Maria era necessária até o cumprimento do serviço previsto no plano da salvação; o que aconteceu depois não é essencial para o conceito de mistério”.
Maria, portanto, em teoria poderia sucessivamente ter conduzido uma vida normal, mas Basílio recusa esta hipótese tendo como base o “sensus fidei”: “Aqueles que amam Cristo não suportam ouvir que a Theotókos tenha deixado a um certo ponto de ser virgem”.

Conclusões: contibuição (apporto) teológica dos Padres

Resumimos as principais linhas de aprofundamento proposta por eles sobre a virgindade perpétua de Maria.
Antes de tudo, para os Padres, a concepção virginal de Maria e ainda mais o parto virginal é um mistério prodigioso diante do qual permanecemos admirados. Agostinho, por exemplo, escreve: “A Virgem concebeu, admirem! A Virgem deu à luz, admirem ainda mais! Depois do parto permaneceu virgem!”

O significado da virgindade de Maria é, sobretudo, cristológico. É critério de verdade cristológica. É sinal da divindade de Cristo.
A este propósito Proclo de Constantinopla escreve: “Se a Mãe não permaneceu Virgem, então aquele que nasceu é só um homem e não teve nenhum nascimento prodigioso. Mas se Ela, após o parto, permaneceu virgem, porque Ele então não deveria ser Deus?
A expressão “Virgem-Mãe”, como já afirmávamos, é critério de verdade da realidade humana e divina de Cristo: verdadeiro homem, enquanto nascido de uma verdadeira Mãe, e verdadeiro Deus, enquanto nascido de uma Virgem.

Enfim, a virgindade perpétua tem também um significado Mariológico. Os Padres, de fato, não se interessaram exclusivamente por Cristo. Interessaram-se também pela figura moral de Maria, mulher de fé que concebe Cristo antes no coração, que no grembro e que é maior por ter acreditado do que por ter concebido o Cristo, de acordo com as expressões de Santo Agostinho.

Grande abraço,
Equipe HJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário