sexta-feira, 28 de maio de 2010

Por que Maria nao teve outros filhos, sendo que a concepçao de Jesus ja havia ocorrido e livre do pecado? José jamais a conheceu como mulher?

Por Missionária Marlete Lacerda
Marióloga


A Biblia nao nos oferece uma resposta clara a estas perguntas. A linguagem evangelica nao nos dà uma resposta nem positiva nem negativa a respeito da virgindade de Maria depois do parto. O Evangelista Sao Mateus nos diz que José “nao a conheceu (Maria) até o dia em que ela deu à luz um filho” (1,25). O termo até, porém, nao indica necessariamente que apòs o nascimento de Jesus José a tenha conhecido. Na Biblia encontramos muitas outras frases com o termo até que nao podem ser interpretadas ao pé da letra. Por exemplo: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumaçao dos séculos!” (Mt 20,28). Isso nao significa que depois da consumaçao dos séculos Jesus nao estarà mais com os seus discipulos. Outro exemplo: “E Micol, filha de Saul, nao teve filhos até o dia da sua morte” (2Sm 6,23). O termo atè parece indicar que depois da morte, entao, ela tenha tido filhos, isso, porém, é impossivel!
A fé da nossa Igreja, porém, além da Biblia, é fundamentada também na Tradiçao, ou seja, nos ensinamentos que foram sendo transmitidos pelos cristaos ao longo dos séculos oralmente ou por escrito e nos ensinamentos do Magisterio da Igreja, e este nos ensina que a virgindade perpétua de Maria é uma verdade revelada por Deus, isto é, um Dogma.
As razoes pelas quais Maria nao teve outros filhos, segundo o mariologo, Pe. Aristide Serra OSM, devem ser buscadas na pessoa de Jesus. Para Maria e José, serem os pais de Jesus significou ter experimentado de modo pleno e irrepetivel a uniao com Deus. Devido à maternidade divina, Maria ficou totalmente cheia de Deus no corpo e no espirito, ao ponto de sentir-se totalmente realizada em todas as suas esperanças e expectativas humanas. Depois de acolher no seu seio o Filho de Deus, Maria nao podia desejar “algo mais”, algo “melhor”, ou qualquer outra coisa em outros filhos. Assim como as jarras das Bodas de Canà, o ventre de Maria ao conceber Jesus ficou cheio “até à borda” (Cfr. Jo 2,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário