sexta-feira, 28 de maio de 2010

Por que o mês de maio é dedicado a Maria?

Por Missionária Marlete Lacerda
Marióloga

O mês de maio mariano é uma herança européia, uma vez que na Europa maio é tempo de primavera, que no Brasil corresponde ao mês de outubro, igualmente dedicado à Nossa Senhora por ser o mês do Rosário.
Na Europa o mês de maio é celebrado em diversos países para homenagear o reflorescimento da natureza. É um mês de festas, de divertimentos, de poesia..., que têm suas origens em tradições muito antigas. No mundo pagão, por exemplo, acontecia a “florencia”, isto é, grandes festas com danças, cantos, etc em honra da deusa da vegetação, a “Flora Mater”.
No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos e abusos destas festas tradicionais e torna-las mais cristãs, à partir do século XIII, a figura de Maria começa a ser associada ao mês de maio. O primeiro a dar este importante passo foi Afonso X, rei de Castela e Léon, Na Espanha. À partir de então começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear a Virgem Santíssima, a mais bela e perfeita das criaturas. Na Itália, por exemplo, São Filipe Neri (1596) ensinava os jovens a prestarem homenagem a Maria, durante o mês de maio, praticando atos de virtude e de mortificação, louvando-a com cantos, enfeitando sua imagens com flores , etc. Em 1677, o padre dominicano, A.D. Guinigi, inicia uma espécie de confraternidade que dedica o mês de maio à Maria com exercícios devocionais. Na Alemanha, um frade capuchinho publica uma coletânea de cantos específicos para o mês de maio. Aos poucos, então, esse vai tomando um aspecto mariano que se consolida no século XVIII com a publicação de algumas obras importantes, como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano, no sentido moderno.
É importante lembrar que o mês de maio é dedicado a Maria apenas na Igreja do Ocidente. Para a Igreja do Oriente, o mês mariano por excelência é o mês de agosto, quando se celebra a festa da Dormição de Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário