sexta-feira, 28 de maio de 2010

Como surgiu a oração da Ave-Maria?

Por Missionária Marlete Lacerda
Marióloga

A Ave Maria é sem dúvida a oração mariana mais conhecida em todo o mundo. Ela é rezada todos os dias por milhões de católicos e muitos chegam a recitá-la até duzentas vezes, quando reza o rosário ao longo do dia.
Esta oração, que na época medieval era conhecida como “Saudação angélica”, é o resultado de um longo processo. É uma oração composta de duas partes: uma de louvor e a outra de súplica. A sua primeira parte é tirada do evangelho de São Lucas: consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28b), e na saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! (Lc 1,42b).
Inicialmente esta união entre as duas saudações era encontrada somente na liturgia, e só mais tarde tornou-se uma oração popular. O seu uso como fórmula de oração começou nos mosteiros, em torno do ano 1000 e foi aos poucos se difundindo, tornando-se universal após o século XIII. O texto, porém, compreendia somente a primeira parte sem o nome de Jesus.
Foi somente no século XV que se acrescentou a segunda parte da Ave Maria: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém.” E foi nesta época também que se acrescentou o nome “Jesus” no final da primeira parte.
Esta segunda parte é de origem popular-eclesial e também foi surgindo aos poucos. Vale a pena lembrar o sermão no qual S. Bernardino de Senna (+ 1444) ao comentar a Ave Maria disse que ao final desta se poderia acrescentar “Santa Maria, rogai por nós pecadores”. A súplica a Maria começa com a adjetivo santa, porque Maria é a primeira entre todos os santos venerados pela Igreja, pois somente Ela é “cheia de graça”. A fórmula atual da Ave Maria, que se difundiu lentamente, foi divulgada no breviário publicado em 1568, por ordem do papa Pio V.

10 comentários:

  1. Que altoridade Deus deu pro S. Bernardino de Senna, criar uma suplica a alguem que esta morta e nao tem poder para perdoar pecados???
    Sendo que Deus mesmo fala que nao devemos adorar mais ninguem a nao ser a ele!!!
    Sem duvidas isto que voces chamam de oracao ao inves de lhe ajudarem esta eh piorando a vida crista de voces, pois estao pecando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTUDE DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA E TODOS OS CONCÍLIOS, SE É QUE SABE O QUE É UM CONCÍLIO, DEPOIS LEIA A TRADIÇÃO DOS APÓSTOLOS. aH ESQUECI, A TRADIÇÃO QUEM TEM SÃO OS CATÓLICOS.
      AÍ VOCÊ TERÁ AUTORIDADE PARA FALAR MAL DA MINHA IGREJA.
      UM ABRAÇO

      Excluir
    2. em primeiro lugar gostaria de saber em qual parte do texto você encontrou a parte que diz que Maria perdoa os nossos pecados.
      e por segundo gostaria de lhe informar que nós CATÓLICOS não adoramos aos anjos e santos nós sim veneramos
      ADORAR: 1 Reverenciar, venerar. 2 Amar extremamente, idolatrar. 3 Gostar muito de. 4 Prestar culto a; cultuar.
      VENERAR: 1 Tratar com profundo respeito; render culto a: "Todos a tínhamos e a venerávamos como uma santa" (Fernando de Azevedo). 2 Acatar, respeitar muito, ter em grande consideração. ESPERO QUE TENHAS VISTO A DIFERENÇA.
      e pra terminar NÓS CATÓLICOS RECEBEMOS SIM MUITAS E MUITAS GRAÇAS ATRAVÉS DAS ORAÇÕES E DAS INTERSEÇÕES DE MARIA NOSSA MÃE. Preocupe-se com a sua igreja com os ensinamentos que ela passa a vocês sou CATÓLICA com muito AMOR e nunca fiquei criticando os ensinamentos das outras religiões por um motivo bem simples eu não tenho o conhecimento necessário para tal disparate então você enquanto não sendo conhecedor das doutrinas e ensinamentos da igreja CATÓLICA não venha dar sua opinião e pior de tudo falar tanta falsidade em uma só frase. SE QUER OPINAR VÁ OPINAR SOBRE NAS IGREJAS QUE ACEITAM COISAS MUNDANAS, COISAS QUE DEUS NÃO NOS PERMITE ACEITAR, QUER UM EXEMPLO VÁ OPINAR SOBRE AS IGREJAS QUE ESTÃO ACEITANDO E REALIZANDO O CASAMENTO HOMOSSEXUAL. MAS POR FAVOR TOME CONHECIMENTO ANTES DE OPINAR PARA NÃO FALAR BESTEIRAS.

      Excluir
  2. talvez a mesma "altoridade" para julgar a fé alheia e escrever sobre pecado...

    Pra quê essa iconoclastia toda? Respeitemos a alteridade e o juizo balizado antes de fazer qualquer afirmação tão tosca!

    Sou protestante, mas isso não me dá o direito de julgar a vida cristã dos meus irmãos católicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, se você nem sabe escrever corretamente, provavelmente deva ter muita dificuldade em entender textos. Veja como você escreveu a palavra autoridade!!! vc escreve altoridade, e por duas vezes. Portanto, pare de falar coisas que vc nem tem conhecimento. A fé é algo muito particular, e se você é protestante, siga sua fé, embora para nós ela falte algo, mas se e´ sua fé, de nada adiantará querermos jogar pedras. A propósito, como era levado o alimento a Jesus no útero de Maria? pelo sangue não é mesmo? pois bem, o sangue que corria nas veias de maria era portanto o mesmo que corria nas veias de Jesus, quer é Deus na condição humana. Se Jesus é nosso irmão, ele tem uma mãe, e se somos irmãos Dele, certamente que Sua mãe é também a nossa mãe.
      Durma-se com esse barulho.!!!!!!

      Excluir
  3. para a primeira pessoas que comentou ascima eu prgunto cara vc bebe? pq so uma pessoas bebada pode dizer tanta besteira: a Ave Maria é a oração mas bela depois do Pai Nosso,,, ela nos coloca no centro que é Jesus, e nos faz ve o quanto Maria é importante no papel da salvação pois ela e´a mãe do proprio salvador! eu amo Nossa Senhora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está escrito "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há,dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. No entanto a primeira pessoa que fez o comentário está certa biblicamente e os concílios são de homens da Igreja Católicas, portanto, vale só para os católicos acerca de sua fé em Maria como rogadora pelos pecadores; E Maria foi instrumento carnal para a chegada de Jesus como homem e em semelhança de homem, portanto ela era sujeita a pecados como qualquer homem. Jesus morreu na cruz para salvá-la também; Se ele não morresse na cruz ela não teria nem como salvar-se, quando mais ser intercessora; quem intercede no altar é o sumo sacerdote eterno que é Jesus, pelos pecadores e não Maria; Portanto a primeira pessoa que escreveu não está bêbada, só faltou um pouco de domínio na hora de enfatizar e persuadir. Vcs são católicos e não há como mudar essa ideia de vcs. Cada um fique na vocação que foi chamado, mas reconheçam que biblicamente esse concílio que definiu esse tipo de fé é muito questionável.

      Excluir
    2. interceder significa pedir por alguém, Maria intercede por nós ao filho que intercede ao PAI. Vocês podem. Maria não é salvadora, nem libertadora de pecados Maria é intercessora assim como todos nós podemos interceder por alguém, ao realizarmos orações por algum doente. Por que a grande maioria dos protestantes julgam tanto a nossa fé procurem conhecer, ela esta sim sujeita ao pecado, Porém ela é o elo de ligação de Deus com a humanidade, mas não adianta falar de algo que vocês protestantes não conhecem. Porém saibam não se pode falar daquilo que não se conhece então procurem conhecer tudo que a igreja católica fala acerca de Maria dos Anjos e Santos.

      Excluir
  4. Caros, nossas constantes discussões sobre a divergência da nossa espiritualidade, nos afastam uns dos outros e coloca-nos de frente ao mandamento maior: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
    Para os irmãos protestantes que questionam a nós, católicos,constantemente, vocês tem razão de nos questionar, mas não desconsiderem que o catolicismo é uma religião séria assim como muitas outras e que por ser diferente em alguns aspectos não é melhor ou pior que outras. Pentecostes, talvez seja um bom exemplo a usar para dizer que usar linguagens diferentes e se entender é possível.
    Aceito o direito de vocês de não VENERAREM (isso mesmo, maria é digna de veneração e não adoração) Maria, como fazemos, mas nunca se esqueçam que ela foi eleita por Deus para fazer parte do plano divino da salvação. Ela foi corajosa, sendo ainda uma adolescente, em dizer sim a Jesus.
    Respeitem nosso amor e devoção por Maria e vamos trabalhar pela tão sonhada paz, ou noutras palavras, construir o reino de Deus.
    PAZ e BEM!

    ResponderExcluir
  5. Caros irmãos, quantas religiões e filosofia de vida existem no mundo hoje, e cada vez surgem mais. Quando estamos em uma missa palestras cultos religiosos e outros, sempre falamos de amor paz entre as nações amar ao próximo fazer sempre o bem, e lutas por direitos de igualdade a todos, e outras coisas que pedimos no calor da emoção. Ai eu pergunto, e no dia a dia, o que estamos fazendo de nossas vidas, sera que realmente seguimos os ENSINAMENTOS DE JESUS. Podemos falar o que quiser, o que bem entender temos o livre arbítrio para isso. Podemos fazer curvas, cortar caminhas, entrar a direita, entrar a esquerda, mas não devemos esquecer que só existe um caminho JESUS.

    ResponderExcluir