sexta-feira, 28 de maio de 2010

Porque o evangelista S. Joao ao falar de Maria usa os titulos “Mae” e “Mulher”?

Por Missionária Marlete Lacerda
Marióloga

E’ de certa forma curioso que S. Joao nos dois trechos em que fala de Maria em seu Evangelho (Jo 2,1-11 – Bodas de Canà e 19,25-27 – Maria aos pès da cruz) nao a chama pelo nome, mas a apresenta como “Mae” e “Mulher”. E por que? Podemos nos perguntar. A resposta è bastante simples: evidentemente o evangelista nao esta interessado em revelar o nome proprio da Virgem Santissima, mas quer evidenciar o seu papel na historia da salvaçao.
Jesus dirige-se à sua Mae chamando-a de “mulher”. Aquilo, porém, que parece ser um gesto frio da sua parte tem um significado profundo e para compreende-lo è necessario olhar para o passado, ou seja, para o Antigo Testamento.
Na linguagem biblico-judaica tanto a Cidade de Jerusalém como o povo de Israel sao frequentemente representados pela (com a ?) imagem de uma “mulher” (esposa, filha di Siao). Podemos, entao, a partir dai compreender porque Jesus usa tal apelativo ao se dirigir à Maria. Ele ve em Sua Mae a personificaçao do antigo povo de Israel, ou seja, Maria representa o povo eleito que chegou à plenitude dos tempos. É muito provavel que as palavras de Maria dirigidas aos servos, em Cana da Galiléia: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5) sejam um eco das palavras pronunciadas pelo povo de Israel no monte Sinai quando Deus estabelecia com ele a sua Aliança: “Tudo o que Yahweh disse, nos o faremos” (Ex 19,8).
Ja aos pés da cruz, Maria è a personificaçao da Nova Jerusalém. No Antigo testamento Jerusalém era vista como a mae universal que recolhia entre seus muros os seus filhos dispersos por causa do pecado (infidelidade a Deus). Com a Nova Aliança, que se inaugura com a paixao e morte de Jesus, Maria assume o papel da antiga Jerusalém tornando-se a Nova Jerusalém-Mae Universal de todos os filhos dispersos de Deus e enquanto tal torna-se imagem da Igreja-Mae Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário